Resolvi escrever sobre o tema adoração e veneração para
tirar algumas dúvidas daqueles que desconhecem a diferença entre o ato adorar e
o de venerar e se sentem afrontados e sem respostas pelos nossos irmãos
separados. Antes de iniciar o feito encontrei no sito da Diocese de Campo
Grande, MS, este artigo já pronto, poupando-me, então, da tarefa de produzir
outro. Este já nos serve de orientação.
O que está entre chaves é intervenção minha. Isso diz que,
quem desejar contribuir, na forma de arguição, tem a inteira liberdade.
Alguns protestantes confundem o culto que os católicos
tributam aos santos com o culto que se deve a Deus [por desconhecerem a raiz
das palavras, venerar e
adorar]. No sentido verbal, adorar
(ad orare) significa simplesmente orar ou reverenciar a alguém.
A Sagrada Escritura usa o termo "adorar" em
várias acepções, tanto no sentido de douleuo
como de latreuo, como demonstrarei
através da "Vulgata", Bíblia católica original e escrita em latim.
"Tu adorarás o teu Deus" (Mt 4, 10). "Abraão,
levantando os olhos, viu três varões em pé, junto a ele. Tanto que ele os viu,
correu da porta da tenda a recebê-los e prostrando em terra os adorou"
(Gn. 18,2). Eis [aqui] os dois sentidos bem indicados pela própria Bíblia:
adoração suprema, devida só a Deus; adoração de reverência, devida a outras
pessoas.
A Igreja Católica, no seu ensino teológico, determina
tudo isso com uma exatidão matemática.
A adoração, do lado de seu objeto, divide-se em três classes de culto:
1. culto de latria
(grego: "latreuo") quer dizer adorar - É o culto reservado a Deus
2. culto de dulia
(grego: "douleuo") quer dizer honrar.
3. culto de hiperdulia (grego: hyper, acima de; douleuo, honra) ou acima do culto de honra, sem atingir o culto de adoração.
A latria é o
culto que se deve somente a Deus e consiste em reconhecer nele a divindade,
prestando uma homenagem absoluta e suprema, como criador e redentor dos homens.
Ou seja, reconhecer que ele é o Senhor de todas as coisas e criador de todos
nós, etc.
O culto de dulia
é especial aos santos, como sendo amigos de Deus.
O culto de hiperdulia
é o culto especial devido a Maria Santíssima, como Mãe de Deus. [Maria
Santíssima é um título rejeitado pelos nossos irmãos separados no intuito de
protestar, por isso o autor deste artigo usa o termo protestante].
Continua o autor: Alguns protestantes protestam dizendo
que toda a "inclinação", "genuflexão", etc, é um ato
eminentemente de "adoração", só devido à Deus.
Já demonstrado, com o trecho do Gênesis, que isso não
procede. Todavia, para deixar mais claro o problema, devemos recordar que o
culto de "latria" (ou de "dulia") é um ato interno da alma.
A adoração é, eminentemente, um ato interior do homem,
que pode se manifestar de formas variadas, conforme as circunstâncias e as
disposições de alma de cada um. Os atos exteriores - como genuflexão,
inclinação, etc -, são classificados tendo em vista o "objeto" a que
se destinam. Se é aos santos que se presta a inclinação, é claro que se trata
de um culto de dulia. Se é a Deus, o
culto é de latria.
Aliás, a inclinação pode ser até um ato de agressão, como
no caso dos soldados de Pilatos que, zombando de Nosso Senhor, "lhe
cuspiram no rosto e, prostrando-se de joelhos, o adoraram" (Mc 15, 19). A
objeção protestante, dessa forma, cai por terra. Ou eles teriam que afirmar que
havia uma "adoração" por parte dos soldados de Pilatos, o que é
absurdo! Eles simulavam uma adoração (ou veneração ao Rei dos Judeus [?]),
através de atos exteriores, mas seu desejo era de zombaria.
Fonte: http://arquidiocesedecampogrande.org.br/arq/formacao-igreja/fe-catolica/2988-diferenca-de-culto-latria-dulia-e-hiperdulia-
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