quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012


O blogueiro José marques postou em seu blog sobre o fim da imunidade parlamentar que aconteceu mês passado na Eslováquia. Tal fato deveria ser também aprovado aqui nesse país “da pizza” o do carnaval. Nele também (no seu blog) tem uma foto reverente  ao fato.
http://blogdojosemarques.wordpress.com/2012/02/23/o-parlamentar-e-sua-imunidade/

Analfabetismo religioso



Home > Audi�ncias e Angelus > 23/02/2012 13.14.02

Humildade e não ceder ás opiniões do mundo, foi o pedido do Papa aos párocos de Roma

(23/2/2012) Na grande aula das audiências do Vaticano decorreu na manhã desta quinta feira o tradicional encontro do Papa com os párocos de Roma, no inicio da Quaresma. Bento XVI apresentou uma lectio divina centrada no capitulo IV da Carta de São Paulo aos Efésios.
O grande sofrimento na Europa, no Ocidente para a Igreja – disse o Papa – é a falta de vocações. Mas o Senhor chama sempre. É preciso ouvir esta chamada. Sublinhou depois que os padres devem ser humildes, mansos e magnânimos. Em particular, afirmou, quando sou humilde tenho também a liberdade de estar em contraste com o pensamento dominante. Esta humildade – acrescentou – dá-me a capacidade da verdade. E é por isso que na Igreja precisamos de saber aceitar também mansões pequenas mas grandes aos olhos de Deus.
Um grande problema para a Igreja atual, prosseguiu, é o analfabetismo religioso. Devemos reapropriar-nos do conteúdo da fé, foi a sua exortação. Não como pacote de dogmas. Devemos fazer tudo, disse aos párocos de Roma, para nos renovarmos e fazer de maneira que Cristo seja conhecido.
Bento XVI deteve-se também sobre aqueles que se definem fiéis adultos, porque emancipados do Magistério da Igreja. Na realidade, advertiu, o resultado não é uma fé adulta, mas uma dependência da opinião do mundo. A verdadeira emancipação – salientou – é libertar-se desta ditadura das opiniões e acreditar no Filho de Deus.
Só assim, concluiu, somos capazes de responder aos desafios do nosso tempo.
Durante o encontro o Papa entregou aos párocos responsáveis pelas várias prefeituras da diocese de Roma o texto intitulado Escolhido por Deus para os homens, publicado pelas Paulinas com uma apresentação do cardeal vigário Agostinho Vallini.
Trata-se, disse o purpurado, de uma regra de vida, fruto do Ano Sacerdotal. Um traçado espiritual, um guia ideal oferecido a todos os padres romanos para que cresçam na alegria da vocação comum e na unidade do sacerdócio

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


Papa congratula-se com colaboração entre pastores africanos e europeus e pede aposta na família e cultura para contrariar hedonismo e indiferença religiosa
   
 Audi�ncias e Angelus > 16/02/2012 13.14.11


Família, formação dos jovens, promoção das vocações, atenção à dimensão cultural – foram prioridades sublinhadas pelo Papa, ao receber, nesta quinta-feira, no Vaticano, um numeroso grupo de bispos africanos e europeus, representantes respectivamente do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar e do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, reunidos em Roma para se confrontarem sobre o tema da evangelização, à luz da recíproca comunhão e da colaboração pastoral que se estabeleceu entre as Igrejas africanas e européias, na seqüência de um primeiro simpósio realizado em 2004.

O Papa deu graças a Deus pelos frutos espirituais produzidos pelas relações de amizade e cooperação entre as comunidades eclesiais dos dois continentes. “Partindo de diferentes ambientes culturais, sociais e econômicos, vós valorizastes a comum tensão apostólica para anunciar à vossa gente Jesus Cristo e o seu Evangelho, no estilo da partilha de dons. Continuai nesta fecunda estrada de fraternidade ativa e de unidade de objetivos, ampliando cada vez mais os horizontes da evangelização”.

Bento XVI recordou também os sérios desafios com que se debatem hoje, tanto na Europa como na África, os pastores da Igreja: indiferença religiosa, hedonismo, pornografia, prostituição. Fatos que interpelam a consciência pastoral e o sentido de responsabilidade dos Bispos europeus e africanos, mas não hão de os levar ao desânimo. Prevaleça a esperança e a certeza de que existem na sociedade e na Igreja “não poucas forças boas”, que constituem “células vivas e vitais da nova evangelização”.


“A família esteja no centro das vossas atenções de Pastores: sendo igreja doméstica, ela é também a mais sólida garantia para a renovação da sociedade. Na família se conservam usos, tradições, costumes, ritos impregnados de fé. Ela é o terreno mais apropriado para o florescer de vocações… A família é também o fulcro formativo da juventude”. “A Europa e a África têm necessidade de jovens generosos, que saibam assumir-se a responsabilidade do seu futuro” – concluiu o Papa, aludindo ainda à dimensão cultural, pedindo aos bispos presentes que não descurem este aspeto na sua ação pastoral.


Essa imagem nos convida a uma reflexão. Vejam quanto o povo de Deus é generoso para consigo mesmo. Não é todos, Claro.


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012



Em uma semana, a quarta-feira de cinzas marcará o início do período da Quaresma. É uma temporada de jejum, oração e esmola, que nos prepara para o Domingo de Páscoa. Você está preparado? Tem alguma tradição? Vai tentar algo novo? Por favor, compartilhe seus pensamentos.
Mortificação: virtude de privar-se de um bem, por um bem maior!
"A mortificação externa consiste em se fazer e sofrer o que contraria os sentidos exteriores e em se privar daquilo que os lisonjeia. Enquanto ela é necessária para evitar o pecado, é de obrigação absoluta para cada cristão. Trata-se de coisas que licitamente se podem desfrutar; a mortificação não é obrigatória, mas é muito útil e meritória. Contudo, deve-se notar que, para aqueles que tendem à perfeição, a mortificação nas coisas lícitas é absolutamente necessária."

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Presidência da CNBB dará coletiva de imprensa nesta quinta-feira


 A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dará uma coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, 16, às 11h30, no encerramento da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), que acontece na sede da instituição desde ontem.

Três temas marcarão a conversa dos bispos com os jornalistas: a Lei da Ficha Limpa, cuja constitucionalidade será julgada hoje pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a situação dos povos indígenas Guarani Kaiowá e a atuação do Conselho Nacional de Justiça, que teve seus plenos poderes reconhecidos pela suprema corte do país no início do mês.

A CNBB foi uma das principais motivadoras da criação da Lei da Ficha Limpa por meio de projeto de lei de iniciativa popular. Sua plena aplicação já nas eleições deste ano é aguardada com ansiedade por todos que combatem a corrupção eleitoral no país.

Outro tema que preocupa a CNBB é a situação dos indígenas Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul. No mês passado, o secretário geral da Conferência dos Bispos, dom Leonardo Ulrich Steiner, visitou várias aldeias destes indígenas e se mostrou perplexo com a situação em que vivem.

“A situação é de desamparo e violência. Pelo constatado, a origem de todos os problemas está na falta de andamento dos processos de demarcações de terras tradicionais e na ausência de políticas publicas'', disse dom Leonardo tekoha Kurusu Amba, no município de Coronel Sapucaia.

O terceiro tema sobre o qual os bispos falarão na coletiva diz respeito à decisão do STF que os plenos poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Avaliada positivamente pelo Consep, a decisão do Supremo foi motivada por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), impetrada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (ABM) contra a Resolução 135 do CNJ.

Serviço: Coletiva de imprensa com a Presidência da CNBB

Presença:

1.    Cardeal Raymundo Damasceno Assis – arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB

2.    Dom José Belisário da Silva – arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente da CNBB

3.    Dom Leonardo Ulrich Steiner – bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB

Data: Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Horário: 11h30

Local: Sala de Imprensa da CNBB – SES – Quadra 801 – Conjunto B – Brasília-DF

Contatos: Assessoria de Imprensa – (61) 2103-8368